02 outubro 2009

Relatório de produção

O relatório do professor Luis Lopes da Silva foi transcrito na íntegra, bem como, os relatos de seus alunos. (Adriana)

Escola Estadual de I e II graus Jose Leite de Moraes

Relatório de produção

(Professor Luís Lopes)

Objetivo: demonstrar o parecer crítico/avaliativo dos alunos que participaram das produções textuais no decorrer do Gestar II de Língua Portuguesa.

No decorrer do curso Gestar II de Língua Portuguesa, os alunos das oitavas séries da Escola Estadual de I e II graus Deputado Salim Nadaf foram motivados a participar de oficinas de produção textual trabalhando os temas: Estilística, Paródia, Coerência Textual e Gênero Memórias . Para cada produção, em média, participaram vinte e cinco alunos.

Este relatório foi produzido com a participação de vinte e quatro alunos, sendo que: 4,2 % dos participantes apontaram como ótima a iniciativa de produção textual, 25 % consideraram este trabalho muito bom, ao passo que 70 % opinaram como boa a iniciativa de proução textual. Como as produções, no estilo proposto, não faziam parte do currículo padrão, a adesão e o resultado foram muito bons.

As vozes avaliativas dos alunos ecoaram positivamente para este trabalho por terem pesquisado os temas a serem dissertados. Embora alguns tenham tido dificuldades para a produção sentiram-se prestigiados em buscar coisas novas e dominar novas palavras. Exercitaram a mente que, para alguns, estava adormecida. Por este fato, teve aluno que declarou ter melhorado suas habilidades de escrita, despertando-o para serem um futuro escritor. Quiçá isso aconteça.

Embora tenham ocorrido dúvidas, angústias e nervosismos para finalizaram as produções textuais, ficou registrado o prazer de elaboração dos textos, mesmo com falhas (que é normal) e o apelo de continuidade desse tipo de trabalho. sentiram-se valorizados pela criação. Gratificante.

Várzea Grande, 22 de setembro de 2009.

Alguns relatórios dos alunos:

"Considero importante a produção textual para que possamos exercitar e aprender cada vez mais. Tive grande dificuldade na hora de produzir alguns dos textos, o que me permite perceber que na área de produção textual tenho que me aperfeiçoar mais". (Jéssica Pereira)

"A experiência que senti é que além de estar exercitando meus conhecimentos em determinado assunto, também através de algumas pesquisas para ter mais conhecimento sobre o assunto pode ampliar os meus conhecimentos e também aprender de forma correta e como elaborar uma produção textual".
(Thaiza Cristina da Silva)

"A minha experiência na produção textual foi ótima, fez com que eu pudesse ter mais conhecimentos das palavras e também se eu for um dia escritor, jornalista, etc. Eu não terei dificuldade de escrever um assunto que exija bom conhecimento e uma boa escrita".
(Werton Carlos)

"Foi bom para aprender mais sobre a produção textual ou redação, já que é exigida na maioria dos concursos e vestibulares. Aprender a por seu conhecimento em um papel. Eu, particularmente, me esforcei muito porque tive um pouco de dificuldade para escrever a produção de texto".
(Robson Morais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário