08 outubro 2009

Mostra de Projeto do Programa de formação Continuada Gestar II/2009


O programa Gestar II viabilizou nas Oficinas de Teoria e Prática no decorrer do ano de 2009 atividades, sugestões, opções, reavaliações de metodologias e conteúdos significativos para os professores de Língua Portuguesa e matemática da Rede Estadual e Municipal de Ensino em todo o Brasil. Em Mato Grosso, órgãos estaduais como a SEDUC e CEFAPRO se responsabilizaram em selecionar professores multiplicadores do processo de ensino e acompanhá-los diretamente nas oficinas.

O fechamento do programa Gestar II dos municípios de Várzea Grande e Cuiabá foi no dia 08 de outubro de 2009 no Centro de formação de professores (CEFAPRO). Os professores de Linguagem apresentaram projetos interdisciplinares que foram desenvolvidos no âmbito escolar com o objetivo de amenizar os problemas sociais, pessoais e de aprendizagem dos alunos na II Mostra de Projeto do Programa Gestar II.

Escolas de Cuiabá e Várzea Grande participaram ativamente do evento. São elas: Senador Azeredo: Ler é bom, experimente (Emanuelle), Cesário Neto: Museu da Língua Portuguesa(Professora Jussara), Arlete Maria da Silva: Gênero Discursivo no Contexto Escolar (Professoras Socorro e Ocilene), Julio Strubing Muller: Novos Talentos (Professoras Elenir, Kelly, Eid, Jully), Maria da Cunha Bruno: Livro de Variedades (Bernadete, Mariluce, Norcilene, Ilvana e Caroline) , Dunga Rodrigues: Sarau Lítero/Musical (Cirlei) José Leite de Moraes: Paz sim, violência não (Luís Lopes e Roberta). A culminância do projeto teve participação de alunos das Escolas Arlete Maria da Silva e Julio Muler (Várzea Grande) no qual enfocaram temas dramatizados, como: Pedofilia, justiça e Contar e recontar como proposta dos gêneros textuais (PCNS). As demais escolas participantes trouxeram várias atividades produzidas pelos alunos, como: Pinturas em telas e reproduções em papel canson de Obras literárias, livros de variedades entre outros.

A avaliação do encontro foi muito produtiva, pois alunos e professores compartilharam ações, projetos que acontecem na escola e estão em consonância com o Programa Gestar que é viabilizar um ensino de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário