30 agosto 2009

Tp 6 - Oficina 11 - Argumentação e Estratégias de Produção de Textos.



















A oficina 11 do mês de agosto foi assim estruturada:
1) Dinâmica com e sem. A dinâmica é utilizada como forma de fazer uma poesia interativa que trabalhe a afetividade. As frases podem ser trazidas ou criadas pelo grupo. Ex.: Uma pessoa diz: "Eu sou um coração sem amor..." e a outra responde: "Eu sou o amor de seu coração..." Em seguida os pares se abraçam como forma de completarem. A cena fica muito bonita.

2) Objetivo da Oficina: Identificar as marcas de argumentatividade e as estratégias utilizadas na produção de textos;

3) Reflexão: Os argumentos são os motivos utlizados para convencer ou validar uma tese. A tese constitui a idéia principal para a qual um texto pretende a adesão do leitor ouvinte (convencer). Os tipos de argumentos são baseados em: senso comum, provas concretas, exemplos,autoridade e raciocíonio lógico.

Em seguida, em grupo, os cursistas analisaram os textos da TP 6 de acordo com a argumentação das páginas: 25 (H.Q), 30 e 31 ( Fábula), 38 (Como nos tornamos diferentes), 53 (Armadilhas da beleza), 84 e 85 (Cavalos e Crianças) e 148 (Vamos dar fim para a violência).

3.1) Socialização;

4) Os cursistas apresentaram os relatos dos Avançando na prática da TP6;

5) Apresentação de algumas estratégias de planejamento de aulas que contemplem a produção de textos (páginas 100 e 101 da TP 6).

6) Avaliação da Oficina;

7) Previsão da Próxima Oficina: Desafio das literaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário