14 agosto 2009

Relatório da cursista Ana Maria



Decidi realizar esta atividade pelo fato de tratar de um assunto presente em todos os momentos de nossas vidas, seja na sala de aula, na vida particular, numa conversa informal com nossos alunos, enfim, usamos a PALAVRA a todos os instantes de nossa fala. No texto da TP5, a PALAVRA foi tratada de uma maneira que qualquer pessoa que tivesse acesso ao texto iria gostar de ler. E na sala não foi diferente.

A atividade foi realizada em duas aulas, na primeira com os alunos do 6 ano e na segunda com os alunos do 7 ano. Eu fiz a leitura do texto e de acordo com as dúvidas que surgia, ia parando e discutindo a questão com os alunos.

Ao término da leitura foi dado um momento para que os alunos falassem a respeito da palavra em sua vida. Os depoimentos foram maravilhosos. Alguns diziam que a palavra é ternura, é amor, é carinho é tudo de bom... Outros diziam que a palavra é para aprender a ler, a escrever, a falar coisas bonitas e coisas necessárias. Outros que a palavra é agradecimento, instrumento de Deus para as pessoas...

Entretanto, outros relataram que a palavra na sua família é pai xingando a mãe, irmão xingando a irmã. É ódio, é raiva. Ou seja, tudo ruim.

Foi uma experiência muito rica, pois os alunos por meio da PALAVRA puderam expor tudo o que ela representa para cada um deles. E de maneira ou de outra, eles mostraram uma outra maneira de olharmos a PALAVRA.



Escola Domingos Sávio Brandão Lima
Professora: Ana Maria Alves de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário