10 novembro 2011

Histórico de Vida




Hoje apresentarei um histórico de vida de uma professora e amiga guerreira que muito fez pela educação e ainda fará. Parabéns, Elena Roque! Continue sempre assim...

Sou a última filha de uma família de seis irmãos – que acabei não sendo a caçulinha porque meus pais adotaram uma irmãzinha para nós. Meu pai, hoje falecido, era funcionário do IBGE e minha mãe, uma senhora digna de ser chamada senhora do lar. Nasci no ano de 1963 em Cuiabá, cresci passando por algumas cidades do interior por causa do serviço do meu Pai que deveria atender profissionalmente essas cidades.


Quando eu tinha quatorze anos de idade fomos morar no município de Rosário Oeste, cidade onde terminei os meus estudos em nível fundamental e médio em escolas estaduais. Me formei em Técnico em Secretariado e em Magistério, porque como minha maior vontade era estudar à noite e a mamãe só me dixava se fizesse dois cursos fiz o Magistério no período diurno e Técnico em Secretariado no período noturno ao mesmo tempo de 1979 a 1981. Logo que terminei os dois cursos fui convidada para assumir pelas duas profissões devido ter-me dedicado durante os estágios. Porém optei pelo magistério, por gostar de criança e da carreira de professora desde quando era pequeninha.

Até hoje, estou nessa área, trinta e um anos de serviço prestado e cada dia mais apaixonada pela educação.

Outro fato marcante de minha vida foi a construção de uma família. Conheci meu esposo em um parque de diversão na cidade de Rosário Oeste; namoramos por alguns anos e acabamos casando muito jovens. Mesmo formando um casal que se amava profundamente, o principal motivo do casamento foi uma gravidez prematura: quando meu filho nasceu, eu tinha vinte e um anos e ele vinte e dois. Essa experiência me fez ver o mundo de uma forma diferente. A obrigação de ser mãe de família já nessa idade fez de mim uma mulher sempre preocupada com a repercussão de meus atos. Interrompi meus sonhos de fazer faculdade para me dedicar à família e ao trabalho.

Quando meu filho estava com um aninho e meio, mesmo evitando, por conta de uma troca de anteconcepcional, veio a próxima greavidez, desta vez uma menina linda. Continuei vivendo essa nova fase de mãe de um casal. Dediquei, “curti” meus filhos, deixei que crescessem um pouco mais e retomei a busca pelos meus sonhos de ser graduada.

Hoje, meu filho está com vinte e cinco anos de idade, advogado há três. Minha filha, vinte e três anos de idade, gestora comercial. Eu, estou terminando a pós em Mídias na Educação pela EAD UFMT e-proinfo, gosto muito porque contribui com a minha atual prática, Professora Formadora do CEFAPRO\Cuiabá MT. Eu e meu esposo. Vinte e seis anos juntos e ainda apaixonados, já estamos caminhando para a aposentadoria. Mas, afirmo que enquanto não me aposentar pretendo passar adiante meus saberes e experiências e realizar um sonho que, inclusive, coincide com a Ploítica do Governo: educação para todos, e que tem tudo para realizar, através do programa SIGA que a SEDUC sob gestão da Professora Rosa Neide, está desenvolvendo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário