01 maio 2009

TP 4 - Oficina 7




1- Mensagem: A outra metade (Mario Quintana). Em seguida solicitar que os cursistas dêem abraços em seus colegas, desejando boas-vindas.

2- Dinâmica (Gêneros texuais);

3- Entrega de materiais;


4- Objetivo da Oficina:
Definir letramento e refletir sobre os usos e as funções da escritas nas práticas do cotidiano.


5- Retirar questões pontuais das unidades 13 e 14 (pág 26,32,33,47,48,49,88)

6 - Reflexões:

"Letramento é a referência aos modos com que a escrita se apresenta na nossa sociedade, seus usos e as suas funções nas diferentes situações comunicativas em que é utilizada coletiva e pessoalmente." (TP4, 2008)

"O acesso ao conhecimento diferenciado, aquele que permite ao leitor reconhecer sua identidade, seu lugar social, as tensões que animam o contexto em que vive ou sobrevive, sobretudo a compreensão, assimilação e questionamento seja da própria escrita, seja do real em que a própria escrita se insere." ( OSAKABE, 1982)

"Ler está releacionado com o reconhecer as palavras e os seus significados. A compreensão do texto utiliza essas palavras para construir imagens, pensamentos, raciocínios." (Pontecorvo, 1999)

Quando estamos nos preparando para trabalhar com gêneros textuais, devemos proceder assim:
a) Leitura cuidadosa dos textos selecionados para a discussão dos assuntos a serem trabalhados com a turma;

b) Estudo para reconhecimento dos aspectos lingüísticos e discursivos relevantes no gênero a ser trabalhado;

c) Comparações entre diferentes gêneros (artigos,memórias, poesias receitas, carta e outros);

d) Produção de um texto de acordo com o gênero escolhido e análise coletiva dos textos pela turma e pelo professor;

e) Refacção dos textos.

(Petroni, 2007

7 - Explicar por datas a entrega dos Avançando na Prática por unidades nas TPS.

8 - Leitura e análise do texto: Cidadezinha Qualquer (Avançando na prática - página 97)

9 - Leitura dos relatórios dos professores/cursistas (Avançando na prática)

10 - Análise da frase: O governo que faz a escola. (página 27) ou Bar dos namorados (Página 24)

11 - Analisar superficialmente as AAAS 4;

12 -Cantar a música Baião e transformá-la em gêneros textuais: carta, receita, paródia, narração, convite, propaganda (página 42)

13 - Exposição oral e escrita dos gêneros textuais;

14 - Colocar os gêneros criados pelos cursistas na CAIXA DE GÊNEROS ou baú dos gêneros textuais (sugestão da AAAS).

Exposição escrita dos gêneros textuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário