08 outubro 2009

Mostra de Projeto do Programa de formação Continuada Gestar II/2009


O programa Gestar II viabilizou nas Oficinas de Teoria e Prática no decorrer do ano de 2009 atividades, sugestões, opções, reavaliações de metodologias e conteúdos significativos para os professores de Língua Portuguesa e matemática da Rede Estadual e Municipal de Ensino em todo o Brasil. Em Mato Grosso, órgãos estaduais como a SEDUC e CEFAPRO se responsabilizaram em selecionar professores multiplicadores do processo de ensino e acompanhá-los diretamente nas oficinas.

O fechamento do programa Gestar II dos municípios de Várzea Grande e Cuiabá foi no dia 08 de outubro de 2009 no Centro de formação de professores (CEFAPRO). Os professores de Linguagem apresentaram projetos interdisciplinares que foram desenvolvidos no âmbito escolar com o objetivo de amenizar os problemas sociais, pessoais e de aprendizagem dos alunos na II Mostra de Projeto do Programa Gestar II.

Escolas de Cuiabá e Várzea Grande participaram ativamente do evento. São elas: Senador Azeredo: Ler é bom, experimente (Emanuelle), Cesário Neto: Museu da Língua Portuguesa(Professora Jussara), Arlete Maria da Silva: Gênero Discursivo no Contexto Escolar (Professoras Socorro e Ocilene), Julio Strubing Muller: Novos Talentos (Professoras Elenir, Kelly, Eid, Jully), Maria da Cunha Bruno: Livro de Variedades (Bernadete, Mariluce, Norcilene, Ilvana e Caroline) , Dunga Rodrigues: Sarau Lítero/Musical (Cirlei) José Leite de Moraes: Paz sim, violência não (Luís Lopes e Roberta). A culminância do projeto teve participação de alunos das Escolas Arlete Maria da Silva e Julio Muler (Várzea Grande) no qual enfocaram temas dramatizados, como: Pedofilia, justiça e Contar e recontar como proposta dos gêneros textuais (PCNS). As demais escolas participantes trouxeram várias atividades produzidas pelos alunos, como: Pinturas em telas e reproduções em papel canson de Obras literárias, livros de variedades entre outros.

A avaliação do encontro foi muito produtiva, pois alunos e professores compartilharam ações, projetos que acontecem na escola e estão em consonância com o Programa Gestar que é viabilizar um ensino de qualidade.

05 outubro 2009

Sequencia didática em poesias


Várzea Grande, 20 de setembro de 2009.


Professoras: Midiã Sardinha do Amaral
Aparecida Braga
Bernadete P. Leite Martins
Marluce Carrijo
Cléa de Jesus Martins
Lizandra Rodrigues Freitas
Wanda Cecília de Mello

As cursistas elaboraram atividades que envolviam a poesias literárias, que foi uma proposta da TP6 (literatura para adolescentes).

OBJETIVO: Desenvolver nos alunos a competência linguística sobre o gênero poema, bem como, recuperar o prazer da leitura poética, a degustação de palavras combinadas, a viagem na fantasia das imagens, dos grandes sonhos e de grandes invenções.
PASSO A PASSO DAS ATIVIDADES
1 – APRESENTAÇAO DA PROPOSTA
Discutir com os alunos sobre as atividades que serão desenvolvidas: aplicação das atividades; roteiro de estudo; refacção dos textos; pesquisa bibliográfica, etc.
1.1 ATIVIDADE N. 01 – CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS
De forma dialogada perguntar aos alunos o que eles sabem sobre poema
a) Vocês gostam de Poemas? Por quê?
b) Vocês lêem Poemas com frequência?
c) Já pesquisaram Poemas na internet?
d) Vocês sabem com são chamadas as partes de um Poema?
e) E cada linha de um Poema? Como vocês chamam?
f) Os Poemas podem estar interligados com as músicas?
g) Os Poemas trabalham com a sonoridade?
h) Você sabe declamar algum Poema?

ATIVIDADE N. 02 – CONTATO INICIAL COM O GÊNERO POEMA
 Distribuir os poemas aos alunos:
• Cada aluno recebe cópias do poema;
• Solicitar aos alunos a realizaçao de uma leitura silenciosa dos poemas
• Realizar a leitura em voz alta dos poemas;


SONETO DE SEPARAÇÃO
Vinicius de Moraes

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama

De repente não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente

Fez-se do amigo próximo, distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente


SONETO DA FIDELIDADE

Vinicius de Moraes

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

AMOR É FOGO QUE ARDE SEM SE VER;
(Luís de Camões)

"Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É um não contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É um estar-se preso por vontade;
É servir a quem vence o vencedor;
É um ter por quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode o seu favor
Nos mortais corações conformidade,
Sendo a si tão contrário o mesmo amor?"

ATIVIDADE N. 04 – PRODUÇÃO DO TEXTO INICIAL
• Solicitar aos alunos que produzam um poema com um tema escolhido por eles mesmo.
ATIVIDADE N. 05 – AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO
• Levar os alunos ao Laboratório de Informática e pesquisar outros poemas ;
• Levar livros de Poemas para a sala de aula;
• Organizar e sistematizar juntamente com os alunos de forma detalhada os elementos do gênero poema suas principais situações de Construção, sua forma, seus elementos e sua circulação.

ATIVIDADE N. 06 – PRODUÇÃO COLETIVA

Todos os alunos participam da escritura de um poema, a professora (o) torna –se o escriba da turma

ATIVIDADE N.07 – PRODUÇÃO INDIVIDUAL

Neste momento cada aluno produzirá seu próprio poema.

ATIVIDADE N. 08 – REVISÃO E REESCRITA

Este é o momento de sanar as dúvidas ainda existentes de de refaçcão dos textos produzidos .
ATIVIDADE Nº 09 – EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS
Este é o momento da exposição dos trabalhos para a comunidade escolar.
Os alunos montarão um mural com as produções deles e outro com poemas de autores consagrados da Literatura Brasileira e Portuguesa.

LINKS PARA PESQUISA
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=pemas+de+Paulo+Jos%C3%A9&btnG=Pesquisar&meta=
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=poemas+de+camoes&btnG=Pesquisar&meta=
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=poemas+de+vinicius+de+moraes&btnG=Pesquisar&meta=
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=ana+maria+machado+escritora&btnG=Pesquisar&meta

02 outubro 2009

Mostra de projetos do Gestar II

Relatório de produção

O relatório do professor Luis Lopes da Silva foi transcrito na íntegra, bem como, os relatos de seus alunos. (Adriana)

Escola Estadual de I e II graus Jose Leite de Moraes

Relatório de produção

(Professor Luís Lopes)

Objetivo: demonstrar o parecer crítico/avaliativo dos alunos que participaram das produções textuais no decorrer do Gestar II de Língua Portuguesa.

No decorrer do curso Gestar II de Língua Portuguesa, os alunos das oitavas séries da Escola Estadual de I e II graus Deputado Salim Nadaf foram motivados a participar de oficinas de produção textual trabalhando os temas: Estilística, Paródia, Coerência Textual e Gênero Memórias . Para cada produção, em média, participaram vinte e cinco alunos.

Este relatório foi produzido com a participação de vinte e quatro alunos, sendo que: 4,2 % dos participantes apontaram como ótima a iniciativa de produção textual, 25 % consideraram este trabalho muito bom, ao passo que 70 % opinaram como boa a iniciativa de proução textual. Como as produções, no estilo proposto, não faziam parte do currículo padrão, a adesão e o resultado foram muito bons.

As vozes avaliativas dos alunos ecoaram positivamente para este trabalho por terem pesquisado os temas a serem dissertados. Embora alguns tenham tido dificuldades para a produção sentiram-se prestigiados em buscar coisas novas e dominar novas palavras. Exercitaram a mente que, para alguns, estava adormecida. Por este fato, teve aluno que declarou ter melhorado suas habilidades de escrita, despertando-o para serem um futuro escritor. Quiçá isso aconteça.

Embora tenham ocorrido dúvidas, angústias e nervosismos para finalizaram as produções textuais, ficou registrado o prazer de elaboração dos textos, mesmo com falhas (que é normal) e o apelo de continuidade desse tipo de trabalho. sentiram-se valorizados pela criação. Gratificante.

Várzea Grande, 22 de setembro de 2009.

Alguns relatórios dos alunos:

"Considero importante a produção textual para que possamos exercitar e aprender cada vez mais. Tive grande dificuldade na hora de produzir alguns dos textos, o que me permite perceber que na área de produção textual tenho que me aperfeiçoar mais". (Jéssica Pereira)

"A experiência que senti é que além de estar exercitando meus conhecimentos em determinado assunto, também através de algumas pesquisas para ter mais conhecimento sobre o assunto pode ampliar os meus conhecimentos e também aprender de forma correta e como elaborar uma produção textual".
(Thaiza Cristina da Silva)

"A minha experiência na produção textual foi ótima, fez com que eu pudesse ter mais conhecimentos das palavras e também se eu for um dia escritor, jornalista, etc. Eu não terei dificuldade de escrever um assunto que exija bom conhecimento e uma boa escrita".
(Werton Carlos)

"Foi bom para aprender mais sobre a produção textual ou redação, já que é exigida na maioria dos concursos e vestibulares. Aprender a por seu conhecimento em um papel. Eu, particularmente, me esforcei muito porque tive um pouco de dificuldade para escrever a produção de texto".
(Robson Morais)